Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Pedro Primo”, orientados pelo professor de Química, Renato Rodrigo, participaram da apresentação dos trabalhos na II Mostra de Ciências da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, que aconteceu no sábado (05) no Campus da Instituição em Belo Horizonte.
O evento consistiu na mostra de trabalhos técnico-científicos selecionados, nos formatos de mostra e banners digitais.
Segundo o professor, os trabalhos apresentados foram selecionados na 1ª Feira de Química, evento este organizado por ele e pela professora Andréia Vasconcelos. “Os cinco trabalhos que apresentaram a maior pontuação (Agrotóxicos, Termoquímica, Lixo, Água que Sai da Torneira e Fogos de Artifício e o Modelo de Bohr), foram contemplados em participar do evento. Inicialmente, não estava previsto essa premiação. Após uma conversa com a Coordenadora da Mostra de Ciências, Professora Nilma Soares da Silva, Diretora do Centro de Ciências e Matemática - CECIMIG veio a confirmação. Foi um momento de muita alegria. Os alunos ficaram encantados com a Instituição e com a participação na Mostra. Era visível a empolgação e o interesse durante o evento”, disse Renato.
Além da Mostra, os alunos do 1º ano do ensino médio participaram da “Olimpíada Mineira de Química” (OMQ), concorrendo a Modalidade A. São eles: Artur Brandão, Débora Santos, Guilherme Henrique Bueno de Freitas, Jéssica Lacerda, Joice Siqueira e Leonardo Santos. Os alunos participantes enfrentaram uma seleção interna, realizada na escola, e concorreram com 32 candidatos.
O professor de Química ressaltou a importância de participar de eventos grandiosos como a OMQ e a “II Mostra de Ciências”: “Buscar novas alternativas para auxiliar na construção do conhecimento científico e despertar ou desenvolver o gosto pela pesquisa e experimentação, nos faz perceber o quanto é importante estimular e dar apoio a essas novas práticas de ensino. A participação em eventos como a OMQ e a “II Mostra de Ciências”, além de possibilitar interesse aos alunos, nos mostra a importância de se trabalhar com metodologias variadas” disse o educador.
Fonte: internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário